A vida profissional e a pessoal foram, por muitas vezes, classificadas como distintas e intransponíveis. Mas a linha que as separa tem se dissipado conforme a discussão sobre o assunto evolui.
Podemos afirmar, então, que essas duas vidas coexistem: não é possível (nem saudável) separá-las. Por esse motivo que a empatia no trabalho é uma habilidade interpessoal essencial.
Conseguir entender por completo as emoções, sentimentos e pensamentos de outras pessoas, fortalece as relações de trabalho, ao mesmo tempo que constrói um ambiente saudável e seguro.
Cria um ambiente acolhedor e de suporte
Para além da perspectiva individual, ao olhar para o coletivo é percebido que a empatia exercida no trabalho ajuda a criar um ambiente acolhedor entre pares. Quando faz parte da essência da empresa, a empatia ajuda que as pessoas não se sentem com medo nem culpadas de compartilharem seus sentimentos e desafios.
Auxilia nos laços entre pessoas
Quando indivíduos se juntam com um mesmo objetivo, chamamos esse grupo de comunidade. E em torno de uma empresa se cria uma comunidade com laços que podem ser fortes e duradouros. Mas para que isso aconteça, é preciso de empatia.
Nesse sentido, a empatia no trabalho auxilia no fortalecimento de laços e conexões criadas na empresa, possibilitando assim relações mais saudáveis.
Fornece maior segurança psicológica
Em uma conversa, deixe claro que os sentimentos da pessoa ouvida são válidos e que você os compreende. Isso ajuda a criar um ambiente de maior segurança psicológico, onde não existe (ou existe pouco) medo de retaliações ou confronto.
Ambiente seguros e saudáveis psicologicamente ajudam a aumentar a criatividade, reduzir o turnover e melhorar a satisfação como um todo.
Como habilidade interpessoal, a empatia pode ser treinada e desenvolvida.
Fonte: gupy.io