4 pilares do bem-estar dos colaboradores
Blog

Acompanhe o que acontece no mercado de trabalho, as oportunidades e novos negócios

4 pilares do bem-estar dos colaboradores

 
4 pilares do bem-estar dos colaboradores 4 pilares do bem-estar dos colaboradores

Um colaborador satisfeito produz mais e melhor. Essa afirmação é um senso comum e, até por experiência própria, todos sabem que um contexto de vida tranquilo, dentro e fora do trabalho, resulta em mais foco, mais motivação e criatividade no dia a dia profissional.


Pilar físico


Este quesito envolve tudo o que se relaciona à saúde física do colaborador, como um ambiente de trabalho seguro, confortável e ergonômico para evitar acidentes e doenças ocupacionais que podem afastá-lo da função. Nesse aspecto, são considerados também a rotina de exercícios físicos e o estímulo a uma alimentação saudável.


É importante ressaltar que doenças físicas do funcionário podem gerar afastamentos de curta e longa duração, faltas e queda na produtividade - e também é responsabilidade da empresa empregadora iniciativas para evitar esse quadro.

Existem algumas ações que podem ser importantes aliadas nessa questão, como disponibilizar convênios e descontos em academias e clubes, promover a realização de exercícios físicos em grupo e a participação em eventos esportivos, implementar ginástica laboral e oferecer ambientes de trabalho ergonômicos.


Pilar social


Este pilar se refere às atividades que o colaborador desenvolve com colegas de trabalho, amigos, família e sua comunidade próxima. A empresa deve enxergar o funcionário como uma pessoa plural, com papéis diferentes em cada um desses círculos, que devem ser considerados no dia a dia profissional.


Além disso, é importante inseri-lo como parte fundamental da empresa e mostrar que sua atuação impacta beneficamente os resultados da equipe. Se enxergar como alguém que faz a diferença faz com que o colaborador se sinta feliz com o papel que desempenha.


Nesse sentido, a empresa pode abrir espaço para que os colaboradores vivenciem suas rotinas fora do trabalho de forma satisfatória, além de incentivar a participação em integrações entre equipes e a troca de feedback entre pares e líderes.


Pilar financeiro


Esse pilar considera a vida financeira do colaborador de forma geral ? desde o salário até a maneira como faz a gestão de seus recursos.


Nesse sentido, um programa de educação financeira é uma iniciativa importante, que deve ser feita de forma personalizada e considerando os ganhos e momento de vida do funcionário. Algumas ações como consultoria de planejamento orçamentário doméstico e de investimentos, empréstimo consignado ou adiantamento salarial podem ser bastante efetivas nesse quesito.


Pilar mental


O pilar mental se refere a todos os cuidados relativos à saúde psíquica do colaborador dentro e fora do ambiente de trabalho. É um quesito que relaciona a todos os outros, que têm impacto psicológico significativo e, quando desregulados, podem desencadear doenças como a Síndrome de Burnout, depressão, ansiedade, entre outras.


Esse aspecto especificamente afeta bastante a qualidade de vida do funcionário e, consequentemente, sua produtividade no dia a dia do trabalho. Por essa razão, é fundamental que a empresa ofereça uma escuta ativa sobre saúde mental, promova ações de conscientização e ofereça suporte emocional aos seus colaboradores, além de uma gestão de RH com olhar humanizado sobre essas questões.

Categories
#Gestão de pessoas
Logo


Excelência em recrutamento e seleção

ARA Group © 2024 | Site Twdata
Avisos de Privacidade

Atendimento
MATRIZ
Rua Abílio figueiredo, 41
Anhangabaú - Jundiaí/SP
(11) 4521-6174
(11) 98985-1004  

FILIAL
Rua Gerônimo Caetano Garcia, 270
Sala 28. Centro - Francisco Morato/SP
(11) 95381-0899
Redes sociais